quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Evento Pré-Semana - Mostra de TCCs

Terça 31/08: 
Intercambista (Renan Blah; 2009; 58 min)
Pré - Produção (Lourenço Sant'Anna; 2009; duração 19min 31s)

Quarta 01/09
:
Rumo ao Norte - um filme sobre movimentos de vida (Naara Fontinele dos Santos; 2010; documentário; 52 min)
As Chaves, o Mimeógrafo e a Prova de Matemática (Carolina Gesser; 2008; ficção; 21 min e 11s).

Quinta 02/09:
Regresso (Carla Apolinário Italiano; 2010; documentário; 50 min)
O Processo (Bruno Lorenzonni; 2010; ficção)

Sexta 03/09:
Conversa com os realizadores.

Todas as sessões serão no Auditório do CCE, Bloco B - UFSC às 18h30.

Sobre a 4ª Semana de Cinema

Introdução

A Semana de Cinema é um evento realizado pelos alunos do Curso de Cinema UFSC com objetivo de difundir conhecimento teórico e prático por meio de palestras, minicursos, debates e exibição de filmes, além de promover a interação entre profissionais e demais interessados. Para desenvolver as atividades convidamos profissionais que são referência na área, vindos de várias partes do país.

Todos os eventos da Semana de Cinema têm entrada gratuita e são abertos para a comunidade.



História

O evento teve sua primeira edição em 2007, em parceria com a edição de Florianópolis do Fórum DOC. Nesse ano as mesas de debates foram comandadas por Consuelo Lins (cineasta documentarista e professora da UFRJ), César Guimarães (professor da UFMG), Aloysio Raulino (cineasta e fotógrafo), Leandro Saraiva (professor UFSCar) e Eduardo Escorel (cineasta, montador e professor da PUC-RJ e da FGV). Também foram exibidos filmes de Joaquim Pedro de Andrade, como “O Mestre de Apipucos”, “O Poeta do Castelo”, “O Padre e a Moça”, em uma sessão comentada por Jair Tadeu Fonseca (professor da UFSC), “Couro de Gato”, “Cinema Novo”, “Brasília, Contradições de uma Cidade Nova”, “O Aleijadinho”, “Os Inconfidentes”, e “Macunaíma”. A sessão de “Macunaíma” foi comentada por Eduardo Escorel.

No ano de 2008 a Semana de Cinema contou com a presença de Fábio Kobol Fornazari, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, da Secretaria de Políticas Culturais do MinC em uma palestra sobre "Cinema, Estado e políticas culturais no Brasil". Na mesa de Teoria e Cinema Contemporâneos, mediada por Luis Felipe Soares (professor da UFSC), tivemos a presença de Mauricio Reinaldo Gonçalves, Paulo Lustig e Silvia Oroz. No mesmo dia, tivemos a oportunidade de conversar com José Rafael Mamigonian e Alan Langdon em um bate-papo. Na mesa de roteiro, contamos com Marcelo Esteves, Eglê Medeiros, Salim Miguel e Rosana Kamita (professora da UFSC), como mediadora. Renato Turnes e Alan Langdon falaram sobre as perspectivas da produção independente no Brasil, mediados por Jair Tadeu Fonseca (professor da UFSC). Na mesa sobre cinema e novas mídias, estiveram presentes Arlindo Machado, João Carlos Massarolo, Vicente Gosciola, mediados por Aglair Bernardo (professora da UFSC). E a Semana de Cinema encerrou seu ciclo com uma palestra de Arlindo Machado. Ainda em 2008 tivemos o grande prazer de apresentar o Ciclo Alain Resnais, com a apresentação dos filmes “Guernica”, “Estátuas Também Morrem”, “Noite e Neblina”, “Hiroshima Mon Amour”, “Ano Passado em Marienbad”, “Muriel” e “Meu Tio na América”. No mesmo ano a Semana de Cinema abriu vagas para os mini-cursos de direção de atores com Maria Brígida de Miranda (professora da UDESC), maquiagem com Carolina Gesser (cineasta e produtora cultural) e som direto com Leonardo Gomes (cineasta).

Em 2009 tivemos a participação especial de Daniel Link (escritor, teórico e professor da UBA) em uma mesa “O presente, esse delírio” com Raul Antelo (escritor, teórico e professor da UFSC) mediado por Luis Felipe Soares discutindo a sétima arte na época de sua reprodutibilidade digital. Na mesa "A Fotografia Digital" participaram Aloysio Raolino (fotógrafo de cinema: "Filmefobia", "O prisioneiro da grade de ferro", "Serras da Desordem", "O homem que virou suco") e Marx Vamerlatti (fotógrafo de cinema: "Muamba", "Veludo e cacos de vidro"), mediados por Andréa Scansani. Na mesa "Cinema-Processo" contamos com Andrea Tonacci (diretora de cinema: "Bang Bang", "Blábláblá", "Serras da Desordem"), Carlos Nader (diretor, editor e viodemaker, dirigiu "Pan-Cinema Permanente") e Vincent Carelli (diretor, antropológo e coordenador do projeto Vídeo nas Aldeias. Dirigiu "Corumbiara") com a mediação de Cláudia Mesquita. Jean-Claude Bernardet (crítico, diretor, escritor e pesquisador de cinema, escreveu "Brasil em tempo de cinema", "Cineastas e Imagens do Povo" e "Caminhos de Kiarostami) participou de uma conversa sobre "FilmeFobia" (do diretor Kiko Goifman) mediados por Cláudia Mesquita.Na mesa sobre “Cinema e Televisão” foram convidados Leandro Saraiva (Escritor, diretor, roteirista e diretor de programação da TV Brasil, escreveu "Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e televisão", e foi roteirista da série "Cidade dos homens") e Max Eluard Fernandes (Coordenador Executivo do DocTV Brasil). No minicurso de “Assistência de Direção” tivemos participação de Melina Curi (diretora, assistente de direção e roteirista). Francisco Orlandi Neto (fotógrafo e estudante de cinema) foi responsável pelo minicurso de “Construção de Iluminação Independente”. A “Palestra sobre Montagem Cinematográfica” foi ministrada por Cristina Amaral (Montadora). O minicurso de “Som” foi ministrado por Eric Ribeiro (técnico de som direto e editor de som). Fátima Lima (diretora de arte, Atriz, professora de artes cênicas) teve sua participação no minicurso de “Direção de Arte”. Antonio Rossa (publicitário, diretor de videoclipes) dirigiu o minicurso de “Videoclipe” e Sofia Mafalda (presidente da Cinemateca SC e Produtora) ofereceu o minicurso de Cineclubismo. O ciclo de filmes contou com “Pan-Cinema Permanente” de Carlos Nader; “Corumbiara” de Vincent Carelli; “FilmeFobia” de Kiko Goifman e dois capítulos do “Programa Brasil”, do TV Brasil